好文集ChatGPT Plus¥119

Inscrição suplementar na advocacia e cobrança retroativa de anuidades: roteiro técnico para análise

Atualizado em 23 de setembro de 2026

Este material foi elaborado para auxiliar advogados que tenham recebido comunicação de Conselho Seccional da OAB exigindo inscrição suplementar e, especialmente, cobrando anuidades referentes a exercícios anteriores com fundamento em suposta atuação habitual em unidade da Federação diversa daquela da inscrição principal.

Não se trata de modelo de petição, parecer jurídico individualizado ou afirmação de que toda cobrança dessa natureza seja inválida.

A obrigação de inscrição suplementar está expressamente prevista no Estatuto da Advocacia e pode efetivamente surgir quando caracterizada a habitualidade profissional.

O problema jurídico relevante aparece quando a conclusão sobre essa habitualidade decorre de levantamento automatizado de processos, da simples presença do nome do advogado em procurações ou cadastros processuais, da aplicação retrospectiva de orientação administrativa posterior ou, ainda, quando se pretende transformar uma eventual obrigação pretérita de requerer inscrição em inscrição fictamente constituída no passado, com a consequente geração retroativa de anuidades.

A defesa adequada, portanto, não deve partir da premissa de que a inscrição suplementar deixou de existir no ambiente da advocacia eletrônica. A legislação continua vigente. O que deve ser examinado, caso a caso e ano a ano, é se estavam presentes os pressupostos legais da obrigação, como esses pressupostos foram apurados e se deles é juridicamente possível extrair os efeitos financeiros que estão sendo cobrados.

O ponto de partida é o art. 10, § 2º, do Estatuto da Advocacia

O art. 10, § 2º, da Lei nº 8.906/1994 estabelece que, além da inscrição principal, o advogado deve promover inscrição suplementar nos Conselhos Seccionais em cujos territórios passe a exercer habitualmente a profissão, considerando habitualidade a “intervenção judicial que exceder de cinco causas por ano”.

O texto legal é importante porque contém simultaneamente três elementos que não devem ser confundidos: exercício habitual da profissão, intervenção judicial e superação do limite de cinco causas no ano. (Planalto)

O Provimento nº 178/2017 do Conselho Federal desenvolveu esse critério. Seu art. 5º considera eventual a intervenção judicial em até cinco causas por ano e estabelece que, acima desse patamar, surge a obrigação de inscrição suplementar. Mais importante ainda, o § 1º determina expressamente que a simples existência do nome do advogado em procuração ad judicia, sem que tenha realmente exercido ato judicial em mais de cinco causas, não configura habitualidade. O § 2º também exclui, para essa finalidade, o cumprimento de cartas precatórias e determinadas diligências legais em processos de terceiros. (OAB)

Assim, a sexta causa é, em princípio, o ponto a partir do qual o limite legal é ultrapassado. Essa leitura foi reafirmada pelo próprio Conselho Federal em 2025, ao decidir que a inscrição suplementar é exigível quando o advogado ultrapassa cinco causas anuais e que, não excedido esse limite, ela não é obrigatória. (OAB)

Essa distinção parece elementar, mas possui grande importância prática. Localizar seis, dez ou vinte números de processos associados ao nome de determinado advogado não significa, automaticamente, demonstrar intervenção judicial em seis, dez ou vinte causas computáveis para os fins do Estatuto.

Pesquisa de processos via plataformas terceirizadas não substitui demonstração de habitualidade

A informatização dos tribunais tornou relativamente simples localizar processos a partir do nome ou do número da OAB de determinado profissional. Isso pode constituir um instrumento de fiscalização. Não significa, contudo, que o resultado bruto dessa pesquisa corresponda necessariamente ao conceito jurídico de habitualidade.

É indispensável conhecer exatamente quais processos foram considerados pela Seccional, em qual exercício cada um deles foi computado e qual intervenção profissional foi atribuída ao advogado.

Esse é provavelmente o primeiro trabalho que deve ser feito antes mesmo da elaboração da defesa. O advogado deve reconstruir sua atuação processual ano a ano e confrontá-la com a relação utilizada pela OAB.

Em cada processo convém identificar sua natureza, a data da distribuição, a existência e a data da procuração ou do substabelecimento, os atos efetivamente praticados pelo profissional, o período em que houve atuação, eventual renúncia ou substituição, a existência de relação com outro procedimento já contabilizado e a razão pela qual aquele processo poderia ser considerado uma causa autônoma.

Essa auditoria é especialmente importante em escritórios com procurações conjuntas. A presença de dezenas de advogados no mesmo instrumento de mandato não demonstra que todos tenham efetivamente atuado no processo. O Provimento nº 178/2017 foi explícito justamente ao afastar a equivalência automática entre presença na procuração e habitualidade. (OAB)

O mesmo cuidado deve existir em relação aos sistemas eletrônicos de acompanhamento processual. Cadastro para recebimento de intimações, inclusão automática na autuação, habilitação técnica no sistema ou simples permanência do nome no processo constituem fatos que precisam ser juridicamente qualificados. Nenhum deles deve ser confundido, sem exame adicional, com a efetiva intervenção judicial mencionada no Estatuto.

Processo não é necessariamente sinônimo de causa computável

Também merece cautela a tendência de transformar cada número processual encontrado em uma "causa autônoma".

Cumprimentos, incidentes, desdobramentos procedimentais, recursos autuados separadamente, execuções de honorários, procedimentos dependentes e outros expedientes podem receber numeração própria nos sistemas eletrônicos. Isso não significa que todo número processual deva necessariamente representar uma "nova causa" para os fins do art. 10, § 2º.

Também não é prudente sustentar a afirmação inversa, segundo a qual incidentes jamais poderiam ser considerados causas. A legislação não fornece regra geral tão abrangente.

A abordagem tecnicamente mais segura é exigir análise concreta. Se a Seccional pretende contar determinado incidente, cumprimento ou desdobramento como causa adicional, deve ser possível identificar a autonomia jurídica que justifica essa contabilização e, sobretudo, a intervenção efetivamente realizada pelo advogado.

A existência de número processual próprio é um dado administrativo. A qualificação desse procedimento como causa para os fins do Estatuto é uma conclusão jurídica.

Causas novas e causas que permanecem em tramitação

Outro aspecto que não deve ser ignorado é a Consulta nº 49.0000.2022.011289-2/OEP, julgada pelo Órgão Especial do Conselho Pleno e publicada em fevereiro de 2024.

O Conselho Federal entendeu que a contagem da habitualidade não deve se restringir às causas ajuizadas naquele ano. Segundo a orientação, causas novas e causas que já se encontravam em tramitação devem ser consideradas cumulativamente, ressalvadas as hipóteses do art. 5º do Provimento nº 178/2017. (OAB)

Uma defesa atual não deve simplesmente ignorar esse entendimento ou sustentar que somente processos distribuídos naquele exercício podem ser computados. A estratégia mais consistente é reconhecer a existência da orientação administrativa e discutir, em seguida, se nas causas apontadas efetivamente houve atuação profissional juridicamente relevante e atribuível ao advogado.

A permanência abstrata de um processo em tramitação não deve dispensar a individualização da atuação. Essa exigência ganha especial força diante do próprio Provimento nº 178/2017, que diferencia a existência formal do nome na procuração do exercício real de atos judiciais. (OAB)

A ementa da Consulta de 2024 utiliza, em determinado trecho, a expressão “5 causas por ano”, enquanto o Estatuto fala em intervenção que “exceder de cinco causas” e o Provimento nº 178/2017 considera eventual a atuação em até cinco. O próprio Conselho Federal, em consulta posterior de 2025, empregou formulação mais precisa, afirmando que a exigência surge quando sejam ultrapassadas cinco causas. A interpretação sistemática, portanto, aponta para a superação do limite e não para a simples chegada à quinta causa. (OAB)

A discussão sobre a simples juntada de procuração ainda merece atenção especial

O tema ganhou novo capítulo em 2026.

Em junho, o Colégio de Presidentes dos Conselhos Seccionais aprovou proposta para que a juntada de procuração aos autos seja considerada para caracterização da atuação profissional em unidade federativa diversa daquela da inscrição principal. A própria notícia oficial do Conselho Federal, entretanto, informa que a questão integra a Consulta nº 49.0000.2026.002019-7/OEP, que discute habitualidade, intervenção judicial, inscrição suplementar e os reflexos dos sistemas eletrônicos de tramitação processual. (OAB)

A consulta chegou à pauta do Órgão Especial em abril de 2026. (Diário OAB)

Até a presente atualização deste material, em 21 de setembro de 2026, não foi localizada publicação oficial de acórdão definitivo do Órgão Especial encerrando essa consulta. A informação oficial mais recente localizada continua descrevendo a matéria como em tramitação. Consequentemente, a manifestação do Colégio de Presidentes não deve ser confundida com alteração legislativa do art. 10, § 2º, nem com revogação automática do § 1º do art. 5º do Provimento nº 178/2017. (OAB)

Esse debate é importante para cobranças fundadas em atuações antigas. Se o próprio Sistema OAB ainda discute, em 2026, os efeitos da juntada de procuração, do cadastro eletrônico e do conceito de intervenção judicial, é legítimo exigir especial rigor antes que uma dessas interpretações seja utilizada retrospectivamente como fundamento exclusivo para constituição de obrigações financeiras pretéritas.

Isso não significa afirmar antecipadamente qual será a conclusão do Conselho Federal. Significa apenas reconhecer o estado atual da controvérsia.

Domicílio profissional e ausência de estrutura física no outro Estado

Também é útil esclarecer um argumento frequentemente utilizado de maneira excessiva.

A manutenção do escritório, do domicílio profissional, dos clientes e da estrutura principal em outra unidade da Federação pode ser relevante para demonstrar o contexto fático da atuação. A inexistência de captação local, estabelecimento profissional, equipe ou centro de atividade no Estado fiscalizador pode reforçar a tese de que a atuação ali foi episódica.

Essas circunstâncias, entretanto, não substituem o critério objetivo do art. 10, § 2º.

É possível existir obrigação de inscrição suplementar mesmo sem escritório físico no Estado, desde que esteja configurada a habitualidade legal. Por isso, a defesa não deve ser construída exclusivamente em torno do argumento “não tenho escritório naquele Estado”. O ponto central continua sendo a existência, ou não, das intervenções judiciais computáveis em quantidade superior ao limite legal.

Da mesma forma, o fato de processos terem sido ajuizados no domicílio dos clientes e não por escolha territorial do advogado é elemento contextual relevante, mas não elimina por si só a incidência do Estatuto.

A orientação administrativa aplicável deve ser examinada no tempo

Quando a cobrança alcança exercícios anteriores a 2024, surge uma segunda discussão: em que medida interpretações consolidadas posteriormente podem ser utilizadas para requalificar fatos antigos e gerar obrigações patrimoniais que não haviam sido formalmente constituídas à época?

Não é tecnicamente seguro sustentar que toda interpretação administrativa nova seja absolutamente irretroativa. Interpretações podem, em determinadas situações, apenas explicitar o significado de norma que já existia.

O argumento mais consistente é que uma orientação posterior, especialmente quando resolve questão anteriormente controvertida e confere conteúdo a conceito jurídico aberto, não deve ser utilizada de forma automática e isolada para criar retroativamente obrigações financeiras sem consideração da disciplina e das orientações administrativas existentes quando os fatos ocorreram.

Os arts. 23, 24 e 30 da LINDB são relevantes nesse contexto. O art. 23 prevê regime de transição quando decisão administrativa, controladora ou judicial estabelece nova interpretação ou orientação sobre norma de conteúdo indeterminado e impõe novo dever ou condicionamento. O art. 24 determina que a revisão de situações já constituídas considere as orientações gerais da época e veda sua invalidação exclusivamente com base em mudança posterior de orientação geral. O art. 30 impõe atuação voltada à segurança jurídica e reconhece a importância de regulamentos, súmulas e respostas a consultas para essa finalidade. (Planalto)

A incidência desses dispositivos deve ser articulada à natureza concreta do procedimento e às peculiaridades institucionais da OAB, cuja configuração jurídica é sui generis. Não convém tratá-los como fórmula automática de invalidação. Sua maior força está na exigência de segurança jurídica, coerência temporal e fundamentação adequada.

Dever de inscrição e cobrança retroativa de anuidade não são a mesma questão

Este é um dos pontos mais importantes de toda a controvérsia.

Ainda que se conclua que determinado advogado deveria ter requerido inscrição suplementar em algum momento do passado, não decorre automaticamente dessa conclusão que a inscrição tenha existido juridicamente desde então.

E, sobretudo, não se segue necessariamente que possam ser criadas posteriormente anuidades correspondentes a exercícios nos quais jamais houve inscrição suplementar formal.

O Conselho Federal enfrentou questão particularmente relevante no Recurso nº 07.0000.2014.019422-3/TCA, Ementa nº 053/2024/TCA. Tratava-se de situação específica envolvendo sociedade de advogados e regime normativo próprio, razão pela qual o precedente não deve ser apresentado como se fosse idêntico a todos os casos individuais.

Ainda assim, sua razão de decidir é significativa. O Conselho afirmou que a cobrança de anuidades vinculadas à inscrição suplementar não pode ser realizada de ofício, embora tenha admitido, naquele caso, consequências sancionatórias pela ausência da inscrição exigida pelas normas vigentes no período. O mesmo julgamento aplicou o princípio tempus regit actum. (OAB)

Uma coisa é verificar se existia dever jurídico de requerer a inscrição. Outra é apurar se houve infração pela falta do requerimento. Outra, ainda, é saber se existe base normativa para constituir posteriormente uma inscrição referente ao passado. E uma quarta questão, autônoma, é definir se podem ser lançadas anuidades retroativas com fundamento nessa inscrição presumida.

Essas etapas não devem ser comprimidas numa única inferência.

Uma comunicação que diga simplesmente “foram encontrados processos no período X, portanto existia inscrição suplementar, portanto são devidas as anuidades X, Y e Z” precisa demonstrar cada uma das premissas jurídicas intermediárias.

A eventual questão disciplinar também deve ser separada da questão financeira

Essa ressalva é importante para evitar que a defesa prometa mais do que juridicamente pode entregar.

O Conselho Federal possui decisões reconhecendo a possibilidade de responsabilização disciplinar pela atuação em mais de cinco causas anuais sem a correspondente inscrição suplementar. Em decisão publicada em 2025, por exemplo, reconheceu-se que a atuação habitual sem a inscrição exigida pode caracterizar violação ao Estatuto, embora a dosimetria e a tipificação dependam do caso concreto. (OAB)

Portanto, demonstrar que uma cobrança retroativa de anuidades não possui fundamento suficiente não significa necessariamente resolver eventual discussão disciplinar sobre a falta de inscrição.

Da mesma forma, uma decisão que reconheça infração administrativa ou disciplinar não transforma automaticamente uma inscrição inexistente em inscrição retroativamente constituída para todos os efeitos patrimoniais.

A separação conceitual dessas relações jurídicas é essencial.

A Seccional deve demonstrar como o crédito foi constituído

Quando há cobrança de valores, não basta apresentar um total e a defesa deve exigir a reconstrução do crédito.

Deve ser possível saber qual inscrição serve de fundamento à anuidade, quando essa inscrição teria sido constituída, qual o exercício cobrado, qual o vencimento atribuído, qual era o valor originário, quais encargos foram adicionados, quando houve notificação, qual ato administrativo constituiu o crédito e qual memória de cálculo conduziu ao montante exigido.

Se a inscrição jamais existiu formalmente no exercício correspondente, a Seccional deve esclarecer qual norma autorizaria sua constituição retrospectiva e em que momento ocorreu esse ato.

Esse questionamento deve preceder a discussão sobre prescrição. Antes de perguntar se uma dívida prescreveu, é necessário saber se ela chegou validamente a nascer.

Prescrição é argumento subsidiário e exige cuidado com o termo inicial

As anuidades da OAB possuem natureza não tributária. O STJ reafirmou essa orientação no AREsp nº 2.451.645/SP, julgado pela Segunda Turma em abril de 2024. (Jurisprudência do STJ)

No âmbito administrativo, a Súmula nº 11/2021/OEP do Conselho Federal, com redação retificada em 2023, estabelece prazo prescricional de cinco anos para cobrança de anuidades, com fundamento no art. 206, § 5º, do Código Civil. A mesma súmula estabelece disciplina própria para o termo inicial, relacionando-o à formação do patamar necessário à cobrança judicial. (OAB)

Há, porém, uma importante razão para não simplificar a matéria dizendo que “toda anuidade prescreve cinco anos após seu vencimento”.

A jurisprudência do STJ sobre conselhos profissionais vinculou historicamente o nascimento da pretensão executiva à possibilidade jurídica de ajuizamento, considerando o patamar mínimo previsto no art. 8º da Lei nº 12.514/2011. (Jurisprudência do STJ) Além disso, a Lei nº 14.195/2021 alterou a fórmula desse limite, circunstância posteriormente examinada pelo STJ. (Jurisprudência do STJ)

Por isso, a prescrição deve ser examinada concretamente, considerando a data e a forma de constituição do crédito, o regime jurídico vigente, o momento em que a pretensão se tornou exercitável e eventuais causas interruptivas ou suspensivas.

Em uma defesa, é recomendável tratar a prescrição subsidiariamente.

A ordem lógica é primeiro negar, quando houver fundamento, a própria existência ou validade do crédito; depois discutir sua constituição retroativa; somente então, caso a dívida seja considerada existente, examinar se a pretensão de cobrança está prescrita.

Essa sequência evita uma concessão argumentativa desnecessária.

LGPD: o ponto não é simplesmente ausência de consentimento

Quando a comunicação informa que a identificação dos processos foi realizada por plataforma eletrônica, sistema de inteligência de dados ou ferramenta de cruzamento de bases, a Lei Geral de Proteção de Dados oferece instrumentos importantes de transparência.

A tese, contudo, não deve ser construída sobre a alegação simplista de que o advogado jamais consentiu com o tratamento.

Consentimento é apenas uma das bases legais previstas pela LGPD. Dependendo da situação concreta, o tratamento pode encontrar fundamento em outra hipótese legal.

A questão juridicamente mais interessante é saber quais dados foram tratados, de onde vieram, para qual finalidade foram utilizados, quem exerce as funções de controlador e operador, se houve compartilhamento com terceiros, quais critérios foram empregados para associar o profissional aos processos e como os dados brutos foram transformados na conclusão de que existiria habitualidade.

O art. 9º assegura acesso a informações claras sobre finalidade, forma de tratamento, identificação do controlador, compartilhamento e responsabilidades dos agentes. O art. 18 reconhece, entre outros, os direitos de confirmação do tratamento, acesso aos dados e correção de informações inexatas. (Planalto)

O art. 19 é especialmente útil porque assegura, mediante requerimento, declaração que indique a origem dos dados, os critérios utilizados e a finalidade do tratamento, observados os segredos comercial e industrial. (Planalto)

Se a própria conclusão capaz de gerar a cobrança tiver sido tomada unicamente com base em tratamento automatizado, entra em consideração também o art. 20, que assegura o direito de solicitar revisão da decisão e informações claras sobre os critérios e procedimentos utilizados. A aplicação desse dispositivo pressupõe, evidentemente, que se demonstre a existência de decisão efetivamente automatizada; o simples uso de software para pesquisa não basta, se houver posterior avaliação humana independente. (Planalto)

A LGPD, portanto, funciona menos como argumento destinado a “anular” a fiscalização e mais como ferramenta para tornar auditável o caminho percorrido entre o dado coletado e a obrigação cobrada.

Como reconstruir o caso antes de apresentar a defesa

O advogado que receba esse tipo de comunicação deve resistir à tentação de responder imediatamente apenas com argumentos jurídicos abstratos.

O primeiro passo é obter a relação integral das causas utilizadas pela Seccional e confrontá-la com os autos.

A análise deve separar cada exercício e verificar, processo por processo, quando ocorreu a atuação, qual ato foi praticado, se o advogado efetivamente subscreveu petição, participou de audiência, realizou sustentação, apresentou recurso ou praticou outro ato profissional; se seu nome apareceu apenas em procuração coletiva; se houve substabelecimento; se o processo estava simplesmente em tramitação; se existe duplicidade; se há relação de dependência com outra causa já contabilizada; e se alguma das hipóteses expressamente excluídas pelo Provimento nº 178/2017 está presente.

É importante preservar prova documental dessa auditoria. Procurações, substabelecimentos, petições, atas de audiência, certidões, históricos processuais, comprovantes de renúncia e registros de movimentação podem ser determinantes.

Em seguida, deve ser construído um quadro cronológico da regulamentação. Para cada ano cobrado, convém identificar qual norma estava vigente, qual orientação administrativa existia à época, quando eventual nova consulta foi julgada e publicada e qual critério a Seccional afirma estar aplicando.

Somente depois dessa reconstrução fática e temporal é recomendável redigir a defesa.

Sequência recomendada para a manifestação administrativa

A defesa pode começar esclarecendo que o recebimento da comunicação não implica reconhecimento da existência da inscrição suplementar nem dos valores indicados e que a análise depende da demonstração individualizada dos pressupostos da cobrança.

Em seguida, deve requerer a relação completa das causas consideradas, a indicação do exercício ao qual cada uma foi atribuída e a identificação da intervenção profissional que justificou o respectivo cômputo.

Depois, deve apresentar a regra do art. 10, § 2º, da Lei nº 8.906/1994 em conjunto com o art. 5º do Provimento nº 178/2017, enfatizando que a legislação trabalha com intervenção judicial em mais de cinco causas e que a simples presença em procuração não basta, à luz da regulamentação atualmente vigente.

A defesa deve então examinar concretamente os processos que tenham sido indevidamente contabilizados, demonstrando por qual razão determinada causa não corresponde a efetiva atuação, por qual motivo existe duplicidade, por que determinado procedimento constitui mero desdobramento que exige análise específica ou por que o profissional sequer praticou ato processual.

Na sequência, deve enfrentar a Consulta nº 49.0000.2022.011289-2/OEP. Em vez de simplesmente negar sua existência, o mais adequado é reconhecer que o Conselho Federal passou a admitir o cômputo de causas novas e causas em tramitação e demonstrar que, mesmo à luz dessa orientação, os pressupostos de determinada cobrança não estão presentes.

Se houver cobrança referente a períodos anteriores à consolidação dessa orientação, deve ser aberto capítulo específico sobre segurança jurídica, proteção da confiança, tempus regit actum e incidência dos arts. 23, 24 e 30 da LINDB, questionando a utilização retrospectiva de interpretação posterior para gerar consequências pecuniárias não formalizadas no período.

Depois disso deve ser enfrentada a distinção entre eventual dever de requerer inscrição e constituição retroativa de anuidades, utilizando com as devidas ressalvas a Ementa nº 053/2024/TCA do Conselho Federal.

Caso a Seccional sustente a existência de créditos validamente constituídos, deve-se exigir a demonstração documental de sua formação, com indicação das datas, dos valores, dos vencimentos, das notificações, da memória de cálculo e do fundamento normativo.

Somente subsidiariamente deve-se enfrentar a prescrição, à luz do regime específico das anuidades da OAB e do termo inicial juridicamente aplicável.

Por fim, quando houver utilização de plataforma de tratamento de dados ou sistema automatizado, devem ser formulados os requerimentos pertinentes de transparência, acesso aos dados, informação sobre critérios e, quando cabível, revisão de decisão automatizada.

O que deve ser pedido ao final

Os pedidos precisam refletir esse encadeamento.

Deve-se requerer, inicialmente, a suspensão de qualquer medida de cobrança até que estejam esclarecidos seus pressupostos fáticos e jurídicos, especialmente quando a comunicação original não contém relação individualizada das causas e memória de formação do crédito.

Deve-se pedir a apresentação integral dos processos utilizados para caracterização da habitualidade, com identificação do ano de cômputo e do ato profissional atribuído ao advogado.

Deve-se requerer a exclusão das causas em que não esteja demonstrada efetiva intervenção judicial computável, bem como a revisão de duplicidades, incidentes ou desdobramentos cuja autonomia não tenha sido fundamentada.

A partir da relação depurada, deve ser requerido o refazimento da contagem ano a ano e o reconhecimento da inexistência de habitualidade nos exercícios em que o limite legal não tenha sido ultrapassado.

Quando houver aplicação de orientação administrativa posterior a fatos antigos, deve ser requerida a indicação expressa do fundamento jurídico para sua utilização temporal e, conforme o caso, o afastamento de efeitos retroativos incompatíveis com a segurança jurídica e com as orientações vigentes à época.

Se não houve inscrição suplementar formal no período, deve ser requerida a demonstração da base normativa que autorizaria sua constituição retroativa e a consequente cobrança de anuidades, invocando-se, quando pertinente, o precedente da Terceira Câmara do Conselho Federal.

Subsidiariamente, caso a Seccional sustente a existência de crédito regularmente constituído, devem ser apresentados os atos constitutivos, notificações, vencimentos, memória de cálculo e fatos capazes de influir na prescrição.

Também devem ser fornecidas, quando pertinentes, as informações referentes ao tratamento de dados pessoais, à origem dos dados, aos critérios utilizados pelo sistema, aos agentes envolvidos e à eventual existência de decisão automatizada.

Ao final, inexistindo demonstração suficiente dos pressupostos legais, deve ser requerido o arquivamento da cobrança e de eventual procedimento fundado exclusivamente nesses mesmos elementos.

Alguns argumentos devem ser utilizados com cautela

Não é recomendável afirmar que o processo eletrônico extinguiu territorialmente a inscrição suplementar. Essa pode ser uma discussão relevante de *lege ferenda *ou até integrar questionamentos constitucionais e concorrenciais, mas não corresponde, hoje, ao texto vigente do art. 10, § 2º.

Também não é prudente afirmar que todo incidente processual deve ser desconsiderado, que toda orientação posterior é absolutamente irretroativa, que a simples inexistência de consentimento torna ilícito o tratamento de dados ou que qualquer anuidade superior a cinco anos está necessariamente prescrita.

Argumentos absolutos tornam a defesa mais vulnerável.

É igualmente importante não sustentar que o fato de os clientes estarem domiciliados em outro Estado ou de o profissional não possuir escritório físico na Seccional fiscalizadora, isoladamente, elimina a habitualidade. São elementos probatórios contextuais, não substitutos do critério legal.

Da mesma forma, uma eventual revisão ou cancelamento administrativo de cobrança obtido por outro advogado não deve ser apresentado como precedente jurídico, salvo se houver decisão fundamentada e acessível demonstrando efetivamente a razão de decidir. Resultado administrativo e precedente são coisas diferentes.

A questão central

A melhor defesa não é aquela que simplesmente afirma: “não devo inscrição suplementar”, mas a que reconstrói a cadeia inteira da cobrança.

Qual processo foi encontrado? Em que ano ele foi contado? Qual ato o advogado efetivamente praticou? Por que aquele procedimento constitui causa autônoma? Qual norma vigorava quando isso aconteceu? Qual orientação administrativa existia então? Quando teria surgido o dever de inscrição? Houve inscrição efetivamente constituída? Se não houve, qual fundamento permite tratá-la como existente no passado? Quando a anuidade nasceu? Como o crédito foi formalizado? Quando o advogado foi notificado? Como foi calculado? Qual tratamento de dados levou a essa conclusão?

Quando essas perguntas são respondidas uma a uma, deixa-se de discutir uma simples lista de processos e passa-se a discutir aquilo que realmente importa: a formação jurídica da obrigação.

É essa a principal premissa deste roteiro.

A inscrição suplementar existe e deve ser requerida quando presentes os pressupostos legais.

Mas uma plataforma capaz de localizar processos não substitui a aplicação individualizada da lei; uma procuração não deve ser automaticamente confundida com atuação efetiva enquanto permanecer vigente a disciplina do Provimento nº 178/2017; uma orientação administrativa posterior não dispensa o exame da segurança jurídica e do regime temporal aplicável; e eventual dever pretérito de requerer uma inscrição não deve ser automaticamente convertido, sem fundamento normativo próprio, em inscrição retroativa acompanhada de vários anos de anuidades.

Em matéria de cobrança administrativa, sobretudo quando os valores resultam da reconstrução de fatos ocorridos anos antes, a conclusão só é tão sólida quanto suas premissas.

Este material tem caráter exclusivamente informativo e metodológico.

Cada situação deve ser examinada a partir dos processos efetivamente contabilizados, das normas vigentes em cada período, dos atos administrativos praticados pela respectiva Seccional e do estágio da jurisprudência administrativa no momento da defesa. A Consulta nº 49.0000.2026.002019-7/OEP permanece especialmente relevante e recomenda-se verificar sua situação antes da utilização deste roteiro em casos futuros, porque eventual julgamento definitivo pelo Conselho Federal poderá alterar de maneira relevante parte da análise aqui exposta. (OAB)

Fontes:

1 - Provimento 178/2017 do CFOAB (texto integral): s.oab.org.br/PDF/REGULAMENTO%20GERAL.pdf

2 - Regulamento Geral da OAB, com referência expressa ao Prov. 178/2017 e menções oficiais em compilações do Estatuto: examedeordem.oab.org.br/pdf/estatutooab19edicao.pdf

3 - Consulta CFOAB 49.0000.2022.011289-2 (23/02/2024): deoab.oab.org.br/assets/diarios/diario-eletronico-oab-23-02-2024.pdf

4 - Consulta CFOAB 49.0000.2025.000148-3/OEP (26/08/2025): diario.oab.org.br/assets/diarios/diario-eletronico-oab-12-09-2025.pdf

5 - Súmula nº 11/2021/OEP (prazo prescricional anuidades): www.oab.org.br/Content/pdf/sumulas/sumula-11-oep-2021.pdf

6 - Ementas OAB/SP 2013 (E-4.239/2013 e E-4.259/2013 – não cumulativa): www2.oabsp.org.br/asp/tribunal_etica/pop_ementasano.asp?ano=2013

7 - Diário Eletrônico CFOAB (exemplos recentes 2025-2026): diario.oab.org.br/assets/diarios/diario-eletronico-oab-09-01-2026.pdf;

diario.oab.org.br/assets/diarios/diario-eletronico-oab-30-07-2025.pdf;

8 - Consultas Gerais: deoab.oab.org.br/

*

全文完
查看原文